As técnicas de rejuvenescimento menos invasivas estão em alta. A questão mais comum que os pacientes confundem é em relação à diferença entre o preenchimento e a harmonização facial.
Harmonização facial é um conjunto de técnicas para tratamento da face com uso de preenchedores, fios ,bioestimuladores , toxina botulínica e outros , para correção de áreas inestéticas da face e ressaltar os aspectos positivos da face, reduzindo rugas, reduzindo assimetrias e alterações do nariz , lábios, malar( maçã do rosto), queixo duplo alguns graus de flacidez.
O preenchimento ajuda a melhorar o aspecto das linhas de expressão e rugas como o bigode chinês, por exemplo, enquanto a harmonização facial modifica de forma natural as proporções da face e além disso reposicionar os tecidos da face que auxiliam a elevação das estruturas da face. Nos dois casos, a expectativa é conseguir um rosto de aspecto jovial e harmônico.
No tratamento do envelhecimento da pele, os bioestimuladores atuam estimulando o aumento produção de colágeno no nosso corpo. Eles são substâncias injetáveis e compatíveis com o nosso organismo, dessa forma são mais seguros à saúde.
Os bioestimuladores mais conhecidos são:
– Ácido polilático: Sculptra ou Elleva. : é um produto bioestimulador e/ou preenchedor. Pode ser aplicado na face e/ ou no corpo, como pescoço, colo, braços, pernas, glúteos, e abdômen.
– Hidroxiapatita de cálcio: é um produto bioestimulador e/ou preenchedor,Exemplo o Radiesse. Pode ser indicada para a face e para o corpo, melhorando a qualidade da pele e reduzindo flacidez.
– Policaprolactona: promove um preenchimento instantâneo e estimula a produção de colágeno na região aplicada: exemplo o Ellanse Este é um bioestimulador bastante multifuncional, podendo ser aplicado na testa, maçãs do rosto, têmporas e bigode chinês.
Toxina botulínica pode auxiliar nas rugas da face, elevar as sobrancelhas, levantar o terço médio da face e pescoço em casos iniciais com o chamado Nefertiti lift